terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pense no Conceito.

                                          

O editor de conteúdo é o responsável pelo gerenciamento de comunidades do veículo na web (notadamente em sites de relacionamento como Facebook e Twitter, ou redes construídas em páginas como Flickr e Youtube), desenvolvendo técnicas de perseguir a audiência, atender às necessidades do público e, claro, potencializar o interesse por seu conteúdo.

A importância do editor consiste em: possibilidade de oferecer o conteúdo em outros ambientes virtuais, saber que há um humano e não uma máquina, mas não esquecer, que, além disso, você produz pautas, reportagens...

A atuação do editor no mercado: buscar estratégia para aproximar ainda mais o ex- consumidor de informação ao veiculo, mapear criticas, sugestões, anseios, vontades, evitar ser ansioso e apressado, comunicação, conversa e dialogo é fruto de uma situação dinâmica e duradoura.




Aqui vai algumas dicas para criações de conteúdo de redes sociais que gerem engajamento e que agreguem valor à marca da empresa.




1 – Planeje!

Defina o objetivo das redes sociais de sua empresa. Entenda de verdade quem são os públicos  e do que eles gostam; Escolha os canais a serem utilizados (facebook, twitter, instagram?); Defina a linguagem e identidade visual que irá usar; Separe por temas os posts que irá criar; Crie um cronograma de postagens; Meça os resultados e comece o novamente o processo.

 2 – Referência é tudo.


O que é um post legal? O que faz um post ser mais compartilhado do que outro? Para criar um post de qualidade, pode ter certeza, você precisa de referência. Você pode começar sua busca no twiter e no facebook analisando os perfis. Você vai precisar pesquisar. Criatividade sem repertório simplesmente não existe.


3 – Atenção às particularidades de cada rede social.


No Facebook, posts com imagens criativas e pequenos textos chamam atenção e acabam sendo muito curtidas, comentadas e compartilhadas. Já no Twitter, vale muito responder os comentários de maneira criativa. Cada rede social tem suas particularidades. Ao criar conteúdo para elas, portanto, procure se atentar a essas características.

4 – Pense cada post como um anúncio.

Nesse parágrafo, vou parafrasear o Michel Lent, da Pereira & O’dell, em entrevista recente. Se você quer falar com o público jovem hoje no Brasil, é mais efetivo fazer um post patrocinado no facebook do que comprar uma contra capa de revista. Esse post, portanto, deixa de ser “apenas um post” e vira um anúncio que, como qualquer outro, precisa gerar vendas, potencializar lucros, garantir empregos. Entende a importância? Por isso é tão necessário criar cada post com cuidado. Qual a melhor forma de comunicar? Quais metáforas podem-se utilizar? 

5 – Faça diferente.


A 5º regra não serve apenas para criar posts em redes sociais. Serve para a vida. Conheça o que se faz de melhor, aprenda a fazer parecido e depois não tenha medo de fazer diferente. Em conteúdo para redes sociais ou em qualquer outra área, é isso que diferencia um profissional mediano de um excelente: a arte de aprender o que funciona e inventar uma nova forma de fazer, que funciona ainda melhor. Ou seja, não se prenda a essas dicas. Aprenda, crie, ouse e faça diferente. Dessa forma, tanto você quanto seu trabalho será cada vez melhores.









Nenhum comentário:

Postar um comentário