O editor de conteúdo é o
responsável pelo gerenciamento de comunidades do veículo na web (notadamente em
sites de relacionamento como Facebook e Twitter, ou redes construídas em
páginas como Flickr e Youtube), desenvolvendo técnicas de perseguir a
audiência, atender às necessidades do público e, claro, potencializar o
interesse por seu conteúdo.
A importância do editor
consiste em: possibilidade de oferecer o conteúdo em outros ambientes virtuais,
saber que há um humano e não uma máquina, mas não esquecer, que, além disso,
você produz pautas, reportagens...
A atuação do editor no
mercado: buscar estratégia para aproximar ainda mais o ex- consumidor de
informação ao veiculo, mapear criticas, sugestões, anseios, vontades, evitar
ser ansioso e apressado, comunicação, conversa e dialogo é fruto de uma
situação dinâmica e duradoura.
Aqui vai algumas dicas para criações
de conteúdo de redes sociais que gerem engajamento e que agreguem valor à
marca da empresa.
1
– Planeje!
Defina o objetivo das redes sociais de sua empresa. Entenda de verdade quem
são os públicos e do que eles gostam; Escolha os canais a serem utilizados (facebook,
twitter, instagram?); Defina
a linguagem e identidade visual que irá usar; Separe
por temas os posts que irá criar; Crie
um cronograma de postagens; Meça os resultados e
comece o novamente o processo.
2 – Referência é tudo.
O que é um post legal? O que faz um post ser mais compartilhado do
que outro? Para criar um post de qualidade, pode ter certeza, você precisa
de referência. Você pode
começar sua busca no twiter e no facebook analisando os perfis. Você vai precisar pesquisar. Criatividade sem repertório simplesmente
não existe.
3 – Atenção
às particularidades de cada rede social.
No Facebook, posts com imagens
criativas e pequenos textos chamam atenção e acabam sendo muito curtidas,
comentadas e compartilhadas. Já no Twitter,
vale muito responder os comentários de maneira criativa. Cada
rede social tem suas particularidades. Ao criar conteúdo para elas, portanto,
procure se atentar a essas características.
4 – Pense cada post como um anúncio.
Nesse
parágrafo, vou parafrasear o Michel Lent, da Pereira & O’dell, em entrevista
recente. Se você quer falar com o público jovem hoje no
Brasil, é mais efetivo fazer um post patrocinado no facebook do que comprar uma
contra capa de revista. Esse post, portanto, deixa de ser “apenas um post” e
vira um anúncio que, como qualquer outro, precisa gerar vendas, potencializar
lucros, garantir empregos. Entende a importância? Por isso é tão necessário criar cada post
com cuidado. Qual a melhor forma de
comunicar? Quais metáforas podem-se utilizar?
5 – Faça
diferente.
A 5º regra não serve apenas para criar posts em redes sociais. Serve para a vida. Conheça o que se faz de melhor, aprenda a fazer parecido e depois não tenha medo de fazer diferente. Em conteúdo para redes sociais ou em qualquer outra área, é isso que diferencia um profissional mediano de um excelente: a arte de aprender o que funciona e inventar uma nova forma de fazer, que funciona ainda melhor. Ou seja, não se prenda a essas dicas. Aprenda, crie, ouse e faça diferente. Dessa forma, tanto você quanto seu trabalho será cada vez melhores.
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