No mundo em que vivemos, a informação nunca foi tão massificada como nos dias de hoje. O que antigamente era restrito apenas para algumas pessoas, atualmente toda a população de diversas partes do mundo tem acesso a qualquer tipo de informação a um "click" na tela do celular, computador e outros meios tecnológicos. Como controlar o que vemos, clicamos, lemos, assistimos ou até mesmo acreditamos? O processo após receber e identificar a informação é importante para a construção do nosso saber e da nossa formação como cidadão politico e social, com direitos e deveres. Porém, o processo da informação para chegar até o individuo, como ele é feito?
Antes de virar noticia, existe a informação pura que é analisada, contextualizada e assim publicada para dar um melhor sentido a todo aquele conteúdo que é divulgado na rede. Ou seja, sabendo do papel do Jornalista e sua importância como filtro e compartilhador da noticia, e sabendo também do papel do editor de conteúdo, como estamos falando aqui, ele tem uma nova função, o de um curador de conteúdo online. Não apenas produzindo conteúdo, agora ele dar vida e uma identidade a ele, transformando e deixando único, podemos dizer que é uma nova vertente do papel de editor.
Uma nova função foi dada, de encontrar o conteúdo mais relevante e passar adiante, é a coleta e o compartilhamento de coisas que os "editores cidadãos" fazem, publicando antologias altamente valiosas de material produzido na rede. Porém, esses curadores traram utilidade e ordem às mídias sociais, ajudarão ainda a estabelecer uma nova sistemática de conversação entre empresas e consumidores baseada em conteúdo de valor, e não mais apenas na criação de mensagens publicitárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário